Sunday, March 02, 2008

De derrota em derrota...


Há quem diga que é possível ir “de derrota em derrota até à vitória final”. Será? Será que a vida se compadece com esta afirmação? Não estaremos, nós, cegos se acreditarmos nisso?

A última semana, que ainda ontem findou, trouxe-me os mais amargos dissabores dos últimos tempos. E em todos os campos da minha vida. Pode parecer impossível, mas não é. E não há culpados. Pelo menos eu não culpo ninguém. Por vezes, e pelo que me é dado a observar, a vida é mesmo assim: uma sequência amarga, uma espiral infernal de derrotas e mais derrotas…

Foi uma semana muito complicada para mim. Das piores desde que me lembro de ser um ser pensante. E após esta semana, não acredito que a vitória final esteja perto. Nem nada que se pareça. E esta conclusão não advém do pessimismo de quem tudo tem perdido nos últimos tempos. É apenas e só uma constatação…

Aos poucos, vou perdendo todas as apostas, todas as batalhas. Sinto, cada vez mais, as forças escassearem, as pernas tremerem e as ideias vacilarem. Sinto que não há vontade de procurar novas soluções para velhos problemas. Sinto que a cada golpe desferido, a vida trata de me aproximar do solo, do chão, das pedras da calçada…

São já demasiadas as derrotas. São já demasiadas as cicatrizes. São já demasiados os sofrimentos. São já demasiadas as provas da minha incompetência para alcançar esta ou aquela meta. São já demasiados os cortes, as dilacerações e as lágrimas…

Não, não creio que a vitória esteja próxima. Nem tão-pouco sei onde estará. Nem quando ou se virá. Sei apenas que procurei sempre lutar, mas que isso não bastou. Sei apenas que procurei ser respeitador, mas de nada valeu. Sei que procurei ser sempre um ser humano honesto e correcto, e quem se tramou fui eu. Sei que quis jogar sempre limpo e hoje quem se sente sujo sou eu…

Sempre desejei cair de pé, caso tivesse que perder uma batalha. Mas hoje em dia já nem isso consigo. Já não sei como cair de pé. Já não sei como cair. Já não sei como fingir e fazer com que a minha alma e o meu coração dolentes consigam rir. Já não sei mais o que fazer para uma pequena alegria poder ter…

Já não sei nada. Apenas sei que anseio pelo silêncio que anuncia a madrugada, pelo rio de lágrimas que lava o vale da minha alma. Apenas sei que desejo poder ser mais forte, só mais um bocadinho. Apenas sei que sem sorte, não posso mais prosseguir este caminho…

Não, isto não é um desabafo. É uma constatação…De derrota em derrota…já não posso mais…eu sei que não…

PS- apesar de…a 6ª feira não está incluída nesta semana…um dia explicarei…

1 Comments:

Blogger Mónica said...

Não te sintas assim! Vê o lado positivo das situações, por mais dificil que seja porque no fim acaba por ser mais simples. Cada situação serve para ganharmos experiência e aprendermos com os nossos próprios erros. Tem calma, sei que é mais fácil falar (e eu que o diga) mas depois da tempestade vem a bonança e com certeza isto são provas que Deus está a colocar no teu caminho...

10:26 AM  

Post a Comment

<< Home