Thursday, January 01, 2009

Bye bye 2008, hello 2009...


Agora que um novo ano se inicia, talvez fosse sensato fazer um pequeno balanço do ano que findou. Digo talvez porque nem sempre se pode ou se deve fiar num balanço. Ao fim e ao cabo, o que é um balanço afinal?

Apesar de saber que existem várias explicações e aplicabilidades ao termo em si, continuo a acreditar que um balanço nunca é verdadeiramente fidedigno. Quanto mais não seja porque a maneira como nos referimos aos factos vividos é sempre condicionada pelo nosso actual estado de espírito. Mesmo que os factos sejam reais e tenham acontecido tal e qual os descrevemos…

Independentemente desta teoria (e de tantas outras que poderia agora explorar), certo é que 2008 já ficou para trás e com ele muitos acontecimentos. Uns mais tristes e outros mais alegres, como tudo na vida…

Estar agora aqui a enunciar alguns deles, nem que fossem os mais marcantes, seria de mau tom e pouco ético da minha parte. Não porque fosse infringir ou violar algum mandamento ou alguma lei constitucional, mas sim porque estaria a expor-me desnecessariamente…

Uma coisa posso garantir: 2008 conseguiu ser um ano ainda mais difícil e conturbado do que 2007. Foi a prova mais que cabal de que quando pensamos que as coisas estão más e não podem piorar, estamos enganados. Eu, pelo menos, estava. Redondamente…

E com isso acabei por descobrir novos caminhos, descobrir novas forças e encontrar novas formas de encarar a vida. Não que eu esteja mais forte ou mais sábio devido a isso. Não que eu esteja mais bem preparado para os obstáculos que ainda tenho que ultrapassar ou aqueles com os quais ainda me vou deparar. Não que eu saiba como resolver os meus males ou pelo menos o maior deles todos (tão grande que ele é…). Não, nada disso…

Mas sei, e confirmei ainda mais a fundo isso mesmo, do que sou feito, de que material fui “construído”, quais as minhas tarefas e os meus encargos aqui na Terra. Não sei se estou preparado para o que aí vem, mas hei-de dar o peito às balas, isso posso garantir…

Que 2009 possa ser igualmente rico em ensinamentos, mas ligeiramente menos penoso. Para mim e para todos…

Até daqui a um ano, para mais um balanço…seja lá isso o que for…

0 Comments:

Post a Comment

<< Home