Thursday, April 20, 2006

Let's talk about team work...

Team Work...O que é isso ao certo?Sentido de entreajuda?Solidariedade?Conjugação de esforços em prol de um objectivo comum?Talvez...E será que todos sabem o que significa cada um dos pressupostos anteriores?Talvez não...

Passemos então a casos práticos,concretos e reais.Há alguém que nunca tenha passado por situações mais complicadas por falta de solidariedade em termos de grupo?Há alguém que nunca se tenha visto mais "encrencado" devido à falta de apoio de colegas?Não,pois não?

É certo que não me posso queixar muito,visto que não gosto de trabalhar em grupo (aliás,estou pouco habituado a trabalhar em grupo)...Mas isso é estranho vindo de alguém que preside uma AE há 4 anos consecutivos,não é?Talvez...mas também não é por aqui que me apetece desenvolver o tema.

Team work é,na minha opinião e acima de tudo,a consciência de que só existem indivíduos em prol do grupo.É saber que só interessa a coesão,a união e a conjugação de esforços.Caso contrário,esqueçam.Não vale a pena.Por muito que se queira,meia dúzia de indivíduos nunca serão suficientes para suprir o incumprimento de 20 ou 30.E não falo em termos de trabalho em si,de resultados.Isso até se pode conseguir...Nem que seja com muito mais trabalho...O problema é a mente.

E a mente,a mentalização ou a mentalidade (como queiram) são essenciais em qualquer actividade grupal.Porque se não houver mentalidade,capacidade de reconhecimento de virtudes e defeitos e muito espírito de sacrifício,então não temos team work.Nem nunca teremos!

Talvez por isso Portugal seja o "belo" país que é.Talvez por isso sejamos (povo português) tão solidários e tão unidos.Talvez por isso (quase) ninguém sabe o que é team work.É pena...Quem me dera poder-vos dizer que sei...Quem me dera dizer conhecer quem saiba...Mas não...Tudo o que posso dizer é vou tentando...E talvez até vá conseguindo...

Assim sendo,faço-vos um desafio:Let's talk about team work?

1 Comments:

Blogger *Nádia Alexandra* said...

Que nao gostas de trabalhar em grupo já tdos percebemos...:p Mas olha, ainda bem q temos o profe Clovis...lol Bjo

8:52 PM  

Post a Comment

<< Home