Monday, July 10, 2006

Ora,vamos falar do Mundial...Parte I


Bem,caros amigos,há muito que não escrevo nada neste meu cantinho.Não tenho tido grande tempo e a paciência e a inspiração também não têm sido muitas,o que torna as coisas ainda mais complicadas.Contudo,e como não podia deixar de ser,o Mundial 2006 que decorreu na Alemanha acaba por ser o tema ideal para retomar a minha escrita e para levantar alguns pontos que,penso eu,merecem uma análise mais ampla e aprofundada do que a que muitos têm tido.

Desde já esta minha análise terá mais do que uma parte e será dividida para que eu próprio consiga me expressar correctamente e de forma coerente.Começando pela análise global,penso que este Mundial foi um dos mais pragmáticos de sempre,sendo talvez superado só pelo dos EUA,em 1994.O nível técnico esteve bastante abaixo do que eu esperava,muito por culpa de um realismo cada vez mais determinante na conquista de títulos.Ainda assim houve espectáculo,golos e emoção e mais uma vez ficou provado que o futebol até consegue ser justo...

Falo de justiça porque a França não merecia ser campeã do Mundo,mesmo que tenha eliminado o Brasil,a Espanha e Portugal.A veterania marcou demasiado os gauleses e fez com que o seu estilo de jogo fosse mais italiano que o dos próprios italianos.A rigidez táctica de Domenech impediu-o de se tornar num dos notáveis vencedores de campeonatos do Mundo e a França acabou por pagar a factura na forma mais cínica que há no futebol:os penalties.

Já a Itália foi,para mim,uma justa vencedora.Praticou o melhor futebol a todos os níveis:técnico,táctico,individual e colectivo.Apresentou-se como a melhor equipa,privilegiando a aplicação do valor individual ao colectivo,fazendo sobressair um talento há muito vaticinado como grande:Andrea Pirlo.Buffon,Cannavaro,Matterazzi,Grosso e Zambrotta foram as confirmações de uma equipa que teve na sua defesa o principal esteio.Daí para a frente tudo esteve garantido e o futebol geométrico de Pirlo deu o mote para uma conquista importantíssima para um futebol italiano em crise devido aos escândalos de corrupção.

Esperava mais de Totti ou de Henry,mas há talentos que nem sempre se apresentam nas melhores condições e com isso lucram os que ainda não se afirmaram no panorama mundial.Como Pirlo ou Grosso...

*Continua no próximo texto

0 Comments:

Post a Comment

<< Home