Thursday, August 21, 2008

Mensagem...


Não, não é a “Mensagem” de Fernando Pessoa. Nem nada que se assemelhe. É “apenas” uma mensagem, uma de entre tantas que tinha no telemóvel, uma de entre as centenas ou milhares que já recebi na vida…

Há pouco, e depois de ter tratado dos assuntos mais prementes, lembrei-me de fazer uma “limpeza” ao telemóvel. Números, contactos, recados, tudo isso foi à vida. Ou melhor, deixei apenas o que, para já, ainda interessa. E fiz o mesmo no que toca às mensagens…

Foi engraçado, creio eu. Engraçado porque já não me lembrava de muitas delas. Havia-as de várias feitios, com vários significados e diferentes simbolismos. E se as tinha era porque algum valor lhes atribuía. Mas tive que me desfazer de algumas…é a vida, não é? Na vida também precisamos de apagar certas coisas, de eliminar certos rastos. Mesmo que isso não os elimine de nós ou em nós…

Mas uma limpeza destas é sempre necessária. Quanto mais não seja para se ter mais espaço na memória do telemóvel. E, quem sabe, talvez arranje também mais espaço na memória da vida...

Só que nem todas as mensagens foram apagadas. Não poderia apagar tudo. Não é que queira ficar com coisas do passado, mas há mensagens especiais, mensagens que ficam e marcam…ou melhor, que marcaram, mas que ficam na mesma…

E curiosamente, uma das que fica tem a data de hoje, 21 de Agosto, pouco importa o ano. Já tem algum tempo, é verdade, mas não me importa. A mensagem não tem mais do que meia dúzia de linhas, mas não foram precisas mais. Ali, nessas seis linhas, está tudo o que tinha que estar. Não há palavras “caras”, não há aquela conversa fácil e banal, não há nada de transcendente em termos de construções frásicas…há apenas e só palavras. Palavras que, creio eu, foram sentidas e que expressavam o que precisava de ser expressado…

Poderia transcrever a mensagem para aqui, mas…perdoem-me o egoísmo (algo de que sou muitas vezes acusado). Quero ficar com esta mensagem só para mim. Tal como com mais umas quantas, não muitas, mas as suficientes para poder me lembrar que, um dia, eu vivi isto, eu ouvi aquilo, eu senti isto ou alguém me disse aquilo…

E com isto, quero apenas declarar o que me parece óbvio, mas que talvez continue demasiado disfarçado e por isso mesmo passe despercebido para a maioria de nós:

Mesmo que o mensageiro desapareça ou nunca mais volte, mesmo que o Sol dê lugar a intempéries intermináveis, mesmo que o negro da noite substitua infinitamente a luz do dia…o que importa não é o caminho, mas sim a viagem…o que importa não é quem transporta o conteúdo da carta, do envelope ou da encomenda…o que importa…é a mensagem…

Nota do Autor: a mensagem não é a que está na imagem =)

1 Comments:

Blogger Hagia Guedas安 said...

Muitas vezes na vida é necessário tanto apagar....

Contactos, mensagens, algum número que até em tempos foi relevante na nossa vida ou uma mensagem que em dado momento marcou...

Tal como na vida tanto do que guardamos um dia temos de esquecer ou apagar números e mensagens para a novas pessoas, sentimentos e momentos o seu lugar dar.

A vida é mesmo assim um ciclo, que é ocupado nos mesmos lugares por situações e tempos diferentes.

3:39 PM  

Post a Comment

<< Home