Friday, September 05, 2008

Momentos...

Vozes…risos…fumo…algum barulho…era este o ambiente…

“L.F.”, anuncia a Andreia, a dona do karaoke. A reacção do costume num local que também começa a ser o do costume – o palco do bar que tenho vindo a frequentar no último mês. Ali sinto-me bem, sinto-me algo em paz, coisa rara nestes últimos tempos…

Ouvem-se os primeiros acordes e a malta junta-se para me acompanhar. Querem fazer parte da festa, da “minha” festa, da “minha” música. Sorrio para alguns rostos que começam a ser conhecidos e deixo-me levar. Fecho os olhos e canto…

De repente, silêncio total. Já só se ouve a minha voz. Parece que todo o bar parou. Não, não estou a exagerar. Há uma gravação que o comprova. Não quis abrir os olhos, não podia. A música estava a ir bem demais, melhor do que alguma vez imaginara…

Não sei dizer o que aconteceu. Apenas sei dizer que nunca cantara assim, nunca sentira tanto uma música num karaoke. A meio da música, e durante uma breve pausa, abro os olhos e para meu espanto estava um colega meu de mão estendida para mim. Retribui o gesto e ele diz-me apenas isto, “Os meus parabéns”, e sai. Nada disto seria relevante se ele, segundos antes, não se tivesse despedido de mim e já se encontrasse na saída quando comecei a cantar…

Nesses breves segundos em que mantive os olhos abertos, pude ver ainda outra coisa – todos estavam juntos, fossem casais, fossem simples amigos, mas todos uniram-se e juntaram-se naqueles 3 minutos e qualquer coisa em que estive a cantar. Nunca tal me tinha acontecido…

Prossegui e terminei. As palmas e os incentivos eram indícios de que tinha corrido bem. E eu sabia que sim. Aliás, eu sentia isso. Como nunca sentira antes…

Passadas 24 horas sobre o sucedido, ainda não encontro uma explicação lógica, dentro da minha lógica, claro está, para o que vivi naquele momento. Sei apenas que enquanto permaneci de olhos fechados, o mundo assumiu outras formas e outros contornos. O mundo ganhou outras cores e eu pude renascer em mim…

E durante aqueles breves minutos, pude imaginar algo que me surpreendeu. Pude imaginar a presença de alguém que não estava ali, alguém que não poderia estar nunca ali…porque não existe. Mas eu vi essa pessoa na mesma. E imaginei-a a olhar para mim ao longo de toda a canção, sem desviar, por um único segundo que fosse, o olhar de mim…

Não pensem que foi o álcool…Acho que não poderia estar mais sóbrio ou lúcido do que naqueles instantes. Foram pouco mais de 3 minutos em que se fez magia, em que me libertei de todas as amarras e deixei que a minha alma se desprendesse para poder cantar aquela música junto da pessoa que eu imaginara. Naqueles momentos, o meu corpo e a minha voz estavam no bar a entreter quem me ouvia, mas a minha alma e o meu coração estavam noutra esfera, noutro lugar. Estavam a cantar para aquela pessoa, aquele ser que imaginei e que desejava que estivesse ali, no bar, sentado à minha frente, a olhar para mim. A tal pessoa que não existe. Mas eu imaginei-a. Creio até que a embalei com o som da minha voz e com a melodia da “minha” música…

Não creio que tal volte a acontecer. Amanhã, como já vem sendo habitual, voltarei ao mesmo bar, estarei com algumas das mesmas pessoas e conhecerei mais algumas. Não espero voltar a passar pelo mesmo. Primeiro porque acho que aquela foi uma experiência irrepetível. Depois porque custou-me muito saber que o resto do tempo que passei, passei-o sem quem imaginei…

Sou livre de pensar e imaginar o que quero, mas mais livre ainda é esta minha alma. E hoje, ambos (eu a minha alma) queremos celebrar esta experiência única com todos os que visitam este pedaço da minha vida…

Estive indeciso entre deixar o link da música ou colocar o vídeo directamente no blog, mas acabei por optar pela colocação de um vídeo…

Sei que muitos gostam desta música. E sei que, talvez, alguns de vós venham a sentir algo semelhante ao que eu senti quando cantei esta música ontem à noite. Mas desejo que a pessoa que imaginarem, ao contrário da minha, seja real…

A terminar, uma última palavra…para a minha imaginação – nem tudo o que eu te dou, tu me dás a mim…


1 Comments:

Blogger Kau said...

Esta é sem dúvida uma das minhas músicas preferidas!!!
Parabéns pela coragem de a cantar!!!:-P
Hummmmm...devias era informar aqui a je onde era esse bar...é que eu tb adorooooooo cantar...e sempre lá dava um saltinho para afinar as minhas cordas vocais!!:-D

Beijos

6:00 PM  

Post a Comment

<< Home