Tuesday, March 18, 2008

O Tentante...

Quantos de nós nunca se irritou com o facto de não nos deixarem fazer o que queremos, limitando a nossas intenções e fazendo com que nos sintamos frustrados? Quantos de nós nunca desejou perceber o porquê disso acontecer quando temos vontade, ambição e ideias para dar andamento a outras ideias, projectos ou utopias?

Creio que todos nós, sem excepção, já passamos por isso. Pode até haver uma minoria que nunca tenha sido “atingida” por isto, mas certamente que ao longo da vida tal irá acontecer a essa mesma minoria. Não, não é um mal que lhes desejo. É apenas a realidade. Nua e crua…

No entanto, também creio que este facto não nos pode impedir de continuar a tentar, de envidar cada vez mais esforços em prol daquilo que julgamos certo ou correcto para as tarefas que nos propomos e a que nos propõem. Bem sei que isto parece muito fácil, que das palavras às acções, upa upa, vai um grande passo…mas há que pensar assim, há que procurar ser assim…

E isso leva-me (e espero que a vocês também) à história do “Tentante”. O Tentante era um jovem sonhador, cheio de força, de vida, de garra e de ideias. Era a genica e a vitalidade em pessoa. Era capaz de abraçar o mundo num simples olhar, de dar vida às coisas com um sorriso pueril. O Tentante ganhou a sua alcunha por estar sempre a tentar. Tudo na sua vida pareciam tentativas…

O Tentante propunha-se a fazer uma infinidade de tarefas, mas havia sempre algo ou alguém que o limitava, que o impedia de seguir em frente, de ir mais além. E cada projecto seu não passava nunca disso mesmo: uma tentativa…

Os anos foram passando e o Tentante passou a ser conhecido pela sua tenacidade e perseverança. Mas nem assim as pessoas ou a própria vida facilitavam as coisas para o jovem Tentante. Os dias passavam e as tentativas aumentavam. Bem como as quedas, as marcas, as cicatrizes. As frustrações também tendiam a aumentar, mas o Tentante quis ser bravo, quis aguentar estoicamente e lutar sempre até ao fim por tudo aquilo que sempre quis. Fossem ideias, fossem projectos, fossem utopias…

E ainda que tivesse tardado um pouco mais do que teria previsto, certo dia o Tentante lá conseguiu alcançar uma meta. E depois outra. E mais outra. E outra ainda. Aos poucos o Tentante tornou-se num concretizador. De sonhos – dos seus e dos outros. De projectos – para si e para os outros. Aos poucos o sorriso pueril e o olhar doce ganharam ainda mais beleza e mais intensidade. E todo o Universo passou a sorrir também. Como se retribuísse ao Tentante. Como se satisfizesse pela satisfação do jovem que passou anos e anos da sua vida a tentar…até conseguir…

Pouco depois disso, o Tentante desapareceu.Sem deixar rastos ou sinais que pudessem indicar o seu paradeiro. Mas antes de partir o Tentante deixou algo para todos nós. Deixou o seu exemplo. Um exemplo de esforço, de crença, de força de vontade. Um exemplo de garra, de fé e de determinação. Um exemplo de coragem e de perseverança. Afinal, e pelos vistos, “quem espera sempre alcança”…

Além disso o Tentante deixou-nos também um bilhete. Que dizia tão-somente isto: “Apesar de ter passado toda uma vida a tentar, sei que vivi mais do que aqueles que nunca tentaram ou do que aqueles que sempre alcançaram tudo sem esforço ou sem problemas. Sinto que a cada tentativa cresci em mim mesmo e que me tornei mais capaz, mais apto e mais eu mesmo. Hoje sei que certas coisas são como são porque têm mesmo que ser assim, pois se não o fossem as tentativas teriam sempre um fim. Hoje sei que a vida é feita de tentativas. No trabalho, na família, na amizade, no amor e no dia-a-dia, felizes o que são obrigados a tentar, a procurar novas alternativas, novos caminhos e novas ideias. Assim viverão sempre o melhor que puderem. Assim estarão sempre aptos para a próxima luta, para a próxima batalha. Abençoados sois agora e sereis também depois, pois, um dia, a vida encarregar-se-á de vos presentear com a concretização dos vossos projectos, ambições e sonhos. Acreditem nisso. Acreditem em mim…”

Hoje em dia o Tentante é um mito. Quase ninguém acredita que ele existiu. Pouco importa se existiu ou não, se querem que vos diga. Eu acredito que tenha existido. Não que me guie estritamente pela sua filosofia (se bem que às vezes quase que podia jurar que somos gémeos), mas sim porque acredito que Deus não dorme e que a sua sabedoria é justa e correcta…

E como tal, acredito que todos nós temos essa capacidade de ultrapassar os obstáculos diários que a vida e algumas pessoas nos colocam à frente. Às vezes nem é por mal, mas é certo que nem sempre temos pachorra para tal…Enfim, eu quero que o Tentante permaneça vivo nas nossas/vossas memórias. Na minha vai permanecendo…

E não, eu não conheço o Tentante. Mas quero que alguém conheça. Alguém que precisa de uma forçazinha extra, neste momento. Alguém que se esteja a sentir condicionado pela inércia das coisas ou das pessoas. Alguém que se sente desanimado por não o deixarem expandir as suas asas e voar rumo ao infinito. Alguém que gostava de saber o porquê de as coisas serem como são…mesmo sabendo que elas são mesmo assim. Alguém que não quer que os seus sonhos, as suas ambições e as suas ideias tenham um fim…

Por isso contei esta história. Este mito ou esta lenda. Para que alguém, acima de tudo, entenda. Entenda que as tentativas fazem parte deste e doutros caminhos. E que apesar de, às vezes, faltar humor, disposição ou ânimo, nunca nos podemos esquecer do mais importante: é que enquanto houver um Tentante, nunca estaremos sozinhos.

Nota do Autor: este texto é para todos os “alguéns” deste mundo em particular…e para um alguém em especial. Força nisso. Lembra-te que a seguir a cada madrugada há sempre uma nova e bela alvorada…E lembra-te, sempre que precisares, do Tentante…

1 Comments:

Blogger Noddy said...

Porque eu sei que tu és um tentante e vais vencer na vida... Beijo

11:13 PM  

Post a Comment

<< Home