Tuesday, December 22, 2009

Uma alma maior que o Pão de Açúcar...


Uma vez mais sinto orgulho. Orgulho em ser brasileiro…


Estava a viajar pela Internet quando me deparei com esta notícia, que relata um discurso muito bem-disposto do Presidente do Brasil, Lula da Silva…


Muitos não sabem a origem deste homem, nem a história que ele próprio escreveu ao longo dos anos em que tem estado à frente do governo brasileiro. Polémicas à parte (e não há político que não se veja envolvido em um ou outro problema mediático), Lula da Silva é, actualmente, o rosto mais visível e que melhor espelha o que é ser brasileiro, o quão grande é o nosso povo. A notícia que a seguir deixo transcrita é, sem sombra de dúvidas, um exemplo claro da capacidade e da ambição de um país ainda jovem, mas com um grande futuro à sua frente…


A terminar, a frase desse discurso “ Temos uma alma do tamanho do Pão de Açúcar”…


“O presidente do Brasil, Lula da Silva foi protagonista de um discurso pleno de bom humor, onde relatou com pormenores os momentos decisivos na atribuição dos Jogos Olímpicos de 2016 ao Rio de Janeiro. Tudo aconteceu na cerimónia «Prémio Brasil Olímpico» e as palavras de Lula da Silva deixaram a plateia bem-disposta.


«O pessoal dizia: «Imagina se o Brasil vai ganhar. Madrid é muito mais bonita, uma cidade fantástica, olha Madrid, tem não sei quantos mil anos. Até os mouros já ficaram em Madrid. Tóquio? Imagina, o imperador está lá em Tóquio, o Brasil vai ganhar a Tóquio? O Brasil não se enxerga? Vai disputar com Chicago? Não sabe que Chicago é a terra do homem [Obama]?» Eu fui ficando nervoso», começou por dizer o presidente brasileiro.


Lula da Silva comparou ainda a forma como foi recebido em relação a Barack Obama, presidente norte-americano que apoiava a candidatura de Chicago: «A televisão mostrou o avião mil vezes mais do que me mostrou quando eu cheguei. E a mulher do homem estava lá. Não dava para mandar buscar a Marisa [esposa de Lula] porque o meu «Força Aérea» tem que parar muitas vezes. O «Força Aérea One» vai uma vez só, o meu vai de picote.»


«Descobri que nunca vou morrer de enfarte»


A hora dos discursos foi também lembrada por Lula da Silva: «Ouvi todos esses meninos (os políticos) falando inglês, numa chiqueza... até achei que estava sendo enganado. Alguns até falaram inglês, francês, espanhol, queriam falar até russo. Se a gente vacilasse ele falava mandarim também.»


Quando o Rio de Janeiro ficou para a fase final juntamente com Madrid, o presidente confessou que ainda ficou com dúvidas, porque lhe tinham dito que havia «um dirigente» muito importante que podia ajudar a candidatura espanhola. «Era o [Juan António] Samaranch, que está lá há 140 anos», ironizou, para depois completar a brincadeira: «A minha sorte era que a somatória de idade do João Havelange e do Nuzman dava mais do que a idade dele.»


Lula da Silva afirmou ainda que, quando foi anunciado o vencedor, descobriu que nunca vai «morrer de enfarte», e terminou lembrando que o Brasil e o povo brasileiro não é inferior a ninguém: «Nós somos seres humanos iguais a eles. Temos boca, temos perna, temos orelha, temos cabeça igualzinho-umas mais chatas, outras mais loiras. Mas temos uma coisa que eles não têm. Temos uma alma do tamanho do Pão de Açúcar.» “


- Notícia publicada em www.maisfutebol.iol.pt


0 Comments:

Post a Comment

<< Home