Saturday, December 15, 2007

(Não) Será pertinente...

Prezados leitores, estimados amigos, caríssimos leitores...

Como devem saber, esta semana decorreu em Lisboa uma reunião a que muitos apelidaram de Cimeira UE-África...Digo apelidaram porque deu-se mais importância ao facto do Primeiro-Ministro britânico (Gordon Brown, de seu nome) chegar tarde e a más horas (que é como quem diz, depois de se assinar o Tratado de Lisboa) do que aos assuntos que iriam ser discutidos em tão afamada cimeira.

No entanto, há algo que me fez confusão no meio de todo este aparato: Darfur!!! Porque terá a Presidência portuguesa da UE esquecido de incluir este tópico na agenda da Cimeira? Porque será que ninguém se lembrou de discutir, debater e analisar a situação do Darfur? Estarão os governantes de ambos os continentes assim tão iludidos com falsas questões que um dos maiores flagelos humanos lhes passa ao lado? Ou será que os acórdãos negociais, de repente (?), se tornaram mais importantes do que a própria vida humana?

Sim, eu sei...Parece que voltei disposto a insistir nas perguntas retóricas...Mas que querem que faça? Não vos parece óbvio que numa Cimeira UE-África, Darfur deveria ser um dos primeiros temas a ser debatidos?

Ou será que (não) será pertinente?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home