Sunday, April 20, 2008

Não te prometo, mas...

Um amigo, em conversa comigo, confidenciou-me o seu medo de perder a pessoa amada. Disse-me que as coisas têm andado complicadas e que a sua amada é uma pessoa com alguns “problemas” difíceis de ultrapassar. E acabou por me pedir conselhos e opiniões e pediu-me para o ajudar. Fosse como fosse…

Na altura, pouco mais fiz do que o reconfortar. Não podia dizer muito, não sou sábio nem culto ou entendido o suficiente para poder ajudar alguém com problemas amorosos (basta ver como me encontro nesse campo…). Acabei por lhe dar alguns pontos de vista e prometi que ia pensar no assunto…

E, de facto, assim o fiz. Coloquei-me no lugar dele, imaginei-me no lugar dela (não foi fácil, mas lá teve que ser) e acabei por alcançar algo. Pelo menos, quero acreditar que sim…

Como tal, aqui fica a minha ajuda para este meu amigo:

“Querida,

O que me traz aqui hoje é tão-somente a “coisa” mais importante que tenho na vida neste momento: tu! É por ti que penso, repenso, faço e refaço tudo o que faço e deixo de fazer, tudo o que penso e deixo de pensar. É por ti que hoje aqui estou. Por ti e por nós…

Lembras-te de quando tudo começou? No princípio tudo parecia um conto de fadas, lembras? Tudo parecia um sonho, uma história surreal de felicidade no mundo real que habitamos. Tudo era novidade, excitante. Todos os problemas pareciam ter solução, não havia obstáculo que não pudesse ser ultrapassado, não havia tempestade que não enfrentássemos de peito aberto…

E com isso fomos crescendo, fomos ganhando confiança, ambição e cumplicidade. Aos poucos o nosso grande sonho parecia ser possível – estávamos a caminho da Felicidade. Fomos fazendo planos, fomos afugentando medos e até os fantasmas do passado fomos extinguindo…

E do nada veio um “Adoro-te”, seguido de um “Adoro-te Muito” e de um “Também Sinto a tua Falta”. Cada vez mais sentíamo-nos importantes um para o outro. Ansiávamos por mais tempo juntos, contávamos as horas e os segundos que faltavam para os nossos programas. Era tudo tão lindo, tudo tão belo…

Mas a vida dá muitas voltas, não é?

E lá surgiram os problemas. De repente, os medos voltaram, os fantasmas ressuscitaram e tudo o que havíamos dito, feito e pensado parece ter deixado de ter valor. Afugentaste-te de mim e de ti. De nós, ao fim e ao cabo. Acabaste por te deixar enredar nas tuas próprias tramas e receios. Não, não te culpo. Culpado sou eu por não ter sabido proteger-te de tudo isso e muito mais. Culpado sou eu que não consegui impedir que se voltassem a ouvir os teus “ais”…

Desde então tenho tentado. Às vezes temos tentado. Mas nem sempre vamos conseguindo. Custa-me admitir isso. Nem sabes quanto, não imaginas mesmo. Custa-me saber que estou a lutar umas vezes por nós e contra algo, e outras vezes por nós e contra ti também…

Dizes que tens medo, que há muita coisa em jogo, etc e tal. Eu sei. Acredita que sei. Sei mais do que imaginas. E também tenho medo. Também eu tenho muita coisa em jogo. Também eu tenho os meus momentos de dúvida, de ânsias, de negação. Também eu tenho alturas em que preferia não ter coração…

Mas por ti estou disposto a ter. E estou disposto a tudo. Quero tentar, quero ir até ao fim. Quero ser um eu mais eu em mim. Quero alcançar a meta contigo a meu lado. Quero que seja realidade o teu sonho mais sonhado…

Tens medo de tanta coisa, não é? E receias outras tantas mais…E nem sempre, ao olhares para mim, te sentes plenamente segura…Pois, eu sei como isso é…

Mas…estou aqui. Tenho estado e não vou fugir. Não te vou abandonar nunca. A não ser que mo peças. Espero que não o faças, mas se o fizeres, assim o farei. Por mais que me custe…

Mas eu estou aqui. E tenho estado. E juntos temos sabido ultrapassar as coisas, não temos? Com maior ou menor dificuldade, lá vamos desbravando caminho, lá vamos descobrindo o porquê de nenhum de nós querer ficar sozinho…

E eu sei que isto pode continuar a ser assim. Eu sei que isto não pode ter chegado ao fim. Sei que a Felicidade está a nossa espera. Sei, acredita que sim…

Como tenho tanta certeza? Simples…

Apesar de não te poder dar garantias sobre o futuro (não sou bruxo nem vidente), sei o que posso fazer por ti, sei o que podes fazer por mim e sei o que podemos fazer um pelo outro. O tempo que passámos juntos é mais do que suficiente para saber isso…

Queres certezas? Não tenho certezas universais, mas tenho as minhas certezas…sobre nós…

Não te prometo a eternidade, mas prometo fazer com que todos os nossos momentos se tornem eternos. Não te prometo todas as jóias, anéis e diamantes do mundo, mas prometo fazer de ti a “jóia” mais bela de sempre, prometo ajudar a lapidar esse belo diamante que és tu. Não te prometo fazer rir todos os dias, mas prometo não te fazer chorar nunca…

Não te prometo este mundo e o outro, mas prometo que serás o meu Universo e que juntos seremos a mais bela de todas as galáxias. Não te prometo o céu, mas prometo que nunca conhecerás o inferno. Não te prometo o Sol para todos os dias, mas prometo afastar as nuvens e a chuva que poderiam encobrir o teu sol…

Não te prometo estar sempre presente, mas prometo nunca estar ausente. Não te prometo um mundo mais seguro, mas prometo que estarás sempre em segurança nos meus braços. Não te prometo uma vida doce, mas prometo que doces serão todos os meus beijos. Não te prometo palavras sempre certeiras ou longos diálogos, mas prometo saber falar através do silêncio de um olhar, do calor de um abraço ou da ternura de um beijo…

Não te prometo a fuga à morte, mas prometo que darei a minha vida por ti. Não te prometo a alegria plena, mas prometo que nunca virás a conhecer a tristeza. Não te prometo tornar-te princesa, mas prometo que te sentirás sempre uma rainha. Não te prometo estar sempre certo, mas prometo procurar nunca estar errado…

Não te prometo ser infalível, mas prometo que não te quero nunca falhar. Não te prometo nada que não possa cumprir, mas prometo cumprir até o que não prometi…

Não te prometo amor eterno, mas prometo um amor para toda a vida. E se esta vida não chegar, prometo que te irei procurar na próxima. E na outra a seguir. E na outra também. Fá-lo-ei para que saibas que pretendo cumprir as minhas promessas até mesmo no Além…

Querida,

Foi só isso que me trouxe aqui hoje. Aqui me tens perante o teu ser, a tua beleza, perante a criatura mais bela da Natureza. Aqui me tens de alma e coração abertos. Tudo o que disse é sentido. E tudo o que disse será cumprido. Até porque o prometido é devido…

E se isto não for suficiente para que juntos possamos continuar rumo ao nosso destino, então desculpa-me. Perdoa-me não saber mais, perdoa-me se, em vez de homem, ainda sou um menino…

Mas este menino quer crescer. Quer ser Homem e quer lutar por ti. Até ao fim. Porque vales a pena. Porque a nossa história não é nada pequena. Porque “muito mais é o que nos une, que aquilo que nos separa”. Porque isto é Amor…

E neste tempo em que temos estado afastados e separados, acabei por me dar conta disso mesmo: I L Y. E tenho cada vez mais saudades tuas. Muitas mesmo…

É por ti que aqui estou hoje. Por ti e por nós. E tudo o que quero é, um dia, poder olhar para trás e sorrir ao contar esta história, esperando que, quando isso acontecer, não nos encontremos, afinal, a sós…

Sempre teu…”

PS – E pronto, foi desta forma que tentei ajudar o meu amigo. Espero bem que tenha sido mesmo uma ajuda. E se houver gente que se queira inspirar nestas palavras, força, não me importo. Ao menos que alguém possa ser feliz…And by the way, good luck, my friend...

3 Comments:

Blogger Kau said...

palavras...bem mais fácil quando não olhas, não sentes,não dizes...mas sofres!!!palavras soltas na escuridão, na imensidão da noite que demonstram a solidão e o prazer!!palavras ditas para afugentares os teus medos, as tuas mágoas, as tuas incertezas...ou melhor, palavras que o vento leva porque sabes que ele sopra apenas numa direcção!!!enfim, palavras soltas que, fundidas são apenas e só,meras palavras...

12:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Impressora e Multifuncional, I hope you enjoy. The address is http://impressora-multifuncional.blogspot.com. A hug.

11:01 AM  
Blogger Nês said...

Caro amigo...mas que belo texto...

E é bem verdade, é muito fácil qualquer um inspirar-se nestas palavras.

Como já foi dito entre os nossos textos, os teus e os meus, foi fácil rever-me. Bem mais do que tu, autor, possas imaginar...porque há, realmente, histórias assim. Daquelas que, mesmo que ninguém mais acredoite, nós acreditamos com todas as nossas forças e tantas mais.

Já acreditei, já perdi, já voltei a acreditar...e hoje, prometeria exactamente o mesmo que tu, tão sabiamente (ao contrário do que afirmaste), proferiste.

Muitos parabéns e obrigada por mais um texto que enche os olhos, enche a alma, enche o coração...

Bjnh*

1:16 AM  

Post a Comment

<< Home