Thursday, April 03, 2008

Quando amarem alguém...


Quando amarem alguém, digam-lhe que amam. Escolham as melhores palavras e digam-no através de gestos, de sorrisos, de beijos, de abraços, de olhares. Não interessa bem como o fazem ou qual a maneira mais certa de o fazer. Importa sim, confessar o nosso amor. Mesmo que vos custe um bocado. Mesmo que isso vos aumente a dor…

Mas acreditem que a dor será muito maior se não o disserem. Poderão arrepender-se toda uma vida por não o terem feito. E quem sabe, se tivessem arriscado, se não teria sido aquele, o verdadeiro amor, o amor-perfeito?

Quando amarem alguém, façam-lhe sentir especial. Surpreendam esse alguém com a beleza de um sorriso ou com a doçura de um beijo matinal. Criem condições para que esse alguém possa ser e estar mesmo que não seja ou não esteja. Não se importem de, a esse alguém, oferecer os vossos corações de bandeja. Mesmo que isso comporte algum risco…

Porque, no fundo, a vida é um risco. Tudo na vida é um risco. Sobretudo o amor. É a maior aposta na casa de jogo que é a Vida. O Amor é como o maior casino do mundo na Las Vegas da Vida. E se é certo que nem todos ganham, mais certo é que só ganha quem joga. E quando se ganha, sai sempre o Jackpot…

Quando amarem alguém, saibam ser. Saibam ser tudo e nada. Saibam ser a carícia que acorda esse alguém pela manhã. Saibam ser o abraço que conforta esse alguém de madrugada. Saibam ser perfeitos sem se esquecerem que são imperfeitos. Saibam ser qualidades sem esquecer que têm defeitos. Saibam ser força quando estiverem fracos. Saibam ser inteiros, mesmo que estejam aos bocados…

Porque amar é superar. Superar as dores, as dúvidas, as incertezas, as indagações. Amar é superar tudo o que impeça de estarem juntos dois corações. Amar é a prova máxima de superação humana. Quem ama supera e só se supera quando, porque e onde se ama…

Quando amarem alguém, façam loucuras. Sejam loucos de forma sã. Cometam uma loucura a cada manhã. Amem loucamente, pois só os loucos sabem amar. Os que se dizem sábios não sabem amar porque não sabem arriscar, não sabem dar sem pensar no retorno. Por isso, amem como o louco que se atira de cabeça para mergulhar nas Cataratas do Niágara. Sejam loucamente sãos ao ponto de quererem ser loucos, doidos varridos no amor…

Porque é preciso ser louco para se amar alguém. Porque amar alguém implica que se aprenda a amar outro ser que não o nosso próprio ser. E só um louco poderá abdicar de uma percentagem do seu amor por si para poder amar outra pessoa. Mas mais louco é aquele que não sabe abdicar, pois esse nunca poderá ter a sorte de amar…

Quando amarem alguém, entreguem-se. Não se coíbam de tal acto. O amor tem espinhos, sim. Às vezes até parece um cacto. Mas mesmo assim entreguem-se. De alma, corpo e coração. Mesmo que o amor vos pareça tempestade, lembrem-se: a bonança vem logo a seguir à monção…

Porque na entrega aprende-se a partilhar. E a partilha fornece coisas como a amizade, a cumplicidade, a confiança. Entreguem, partilhem. Entreguem-se a esse alguém como se fôsseis uma criança. Pois uma criança dá de si sem em troca nada pedir. E se fizerem isso, se se entregarem, o amor acontecerá e só terão razões para sorrir…

Quando amarem alguém, celebrem esse amor. Seja como, onde, quando e pelo que for. Não deixem de celebrar algo tão nobre. Não queiram ser como o ser que ama, mas que o receia mostrar: pobre. Gritem aos quatro cantos do mundo, espalhem a notícia ao som dos ventos. Anunciem a Deus que amam de verdade. E se for caso disso, que até pretendem vir a ter rebentos…

Porque o amor merece celebração. Porque o amor necessita que se verse sobre a sua união. E isso por si só deve ser motivo de orgulho, de regozijo. Deixem que os deuses saibam que vocês amam, eis o que vos digo. Porque lá de cima, do Olimpo ou dos campos da Eternidade, eles querem que todos saibam como é o amor de verdade…

Quando amarem alguém, façam tudo o que sempre fizeram e a isso juntem o que sempre desejaram. Afinal, amar mais não é do que continuar a escrever a história que Adão e Eva começaram. E pouco importa se houve pecado. O amor é algo único e demasiado belo para que se fale em pecadores. Peca quem não ama ou rejeita amar. E quem peca não aguentará as dores…

Porque a dor de não ter amado é pior do que a dor de quem ama e ver partir o seu amor. Não amar significa ser incompleto. Amar, mesmo que platónica ou utopicamente, sempre nos ajuda a algum tempero na vida pôr…

Quando amarem alguém, não se preocupem com regras, etiquetas ou restrições. No amor, como deveria ser na vida, não manda a razão, mas sim os corações. Não se inibam nem se limitem. Sejam o exemplo de como se deve amar e deixem que o resto do mundo vos imitem…

Pois este sim é um belo exemplo. É esse o exemplo que o mundo precisa clonar: o exemplo de quem ama a arte de amar…

Quando amarem alguém, pura e simplesmente amem. Percam-se e encontrem-se nessa estrada que é o amor. Não se preocupem com mapas ou semáforos ou bússolas. Guiem-se pelas estrelas, pela lua ou pelo sol. Guiem-se pela beleza de quem vos ama e se encontra ao vosso redor…

Pois na vida não há melhor guia. O amor sabe sempre como encontrar o caminho. E mesmo que se faça tarde ou comece a escurecer, quando amarem, saberão sempre que amanhã vai chegar o dia. O dia que começa e acaba como começou: com a pessoa que sempre amamos e que sempre nos amou…

Quando amarem alguém…agradeçam a Deus tal sorte, pois uma vida sem amor é o mesmo que nascer e ser imediatamente condenado à morte…

2 Comments:

Blogger Mónica said...

Delicioso!
Amei o texto...
Sem dúvida que é o melhor que até agora escreveste (na minha opinião, para mim...).
O que dizes é tão verdadeiro que chega a doer no coração. A necessidade de viver a vida amando é tão essencial como o ar ou a água.
Um ser humano sem amor, não é um ser completo, nem sequer se pode considerar um ser.
Os meus parabéns!
P.S - És um sortudo, sabes porque??? Porque só alguém que amou ou ama é capaz de escrever algo assim e nesse caso tu, quando nasceste, não foste logo condenado a morte ;)

2:00 PM  
Blogger Unknown said...

adorei o texto. é perfeito !!

3:37 PM  

Post a Comment

<< Home