Saturday, December 15, 2007

Ciclo ESEC...


Ciclos...

Penso que todos nós já ouvimos, pelo menos um zilião de vezes, o seguinte cliché: a vida é feita de ciclos! Pois bem, e pasme-se quem tiver que o fazer...é mesmo verdade! A vida é mesmo feita de ciclos. Uns encerram-se e outros iniciam-se. É assim ao longo de toda a nossa vida, quer queiramos ou não...

E surge isto a propósito de quê? Da Estatística. Muitos de vós poderão não encontrar qualquer relação entre um tema e outro, mas garanto-vos que, pelo menos para mim, a relação entre ambos é imensa e enorme.

Hoje, tendo em conta que ainda considero hoje como sendo 6ª feira, realizei o exame mais decisivo de toda a minha vida. Não, não foi exame ao HIV, estejam descansados =)...Hoje fiz o meu último exame de Estatística. E porque pouco importa para esta post como correu ou deixou de correr o exame (de facto, ele mal se mexeu...esteve sempre pousado na cadeira do Auditório da ESEC), o que me merece algum destaque é o facto deste exame ser uma espécie de comporta de uma barragem de média/grande dimensão. Barragem essa que não sabe muito bem se tem que abrir comportas ou deixá-las encerradas por mais uns instantes...Confusos?? Então gostaria de vos ver no meu lugar...

Seja como for, o que importa é que após este exame, nada na minha vida será como antes: se passar, estarei no 4º ano do meu curso e dentro de alguns meses estarei a concluir esse mesmo curso, saindo como licenciado em Comunicação Social pela ESEC; se não passar, sairei apenas como Bacharel em Comunicação Social pela ESEC, uma vez que o Processo de Bolonha acabou por vir atrapalhar um pouco as minhas contas. Mas é como vos digo: nada mais será igual. E se não passar, irei trabalhar o quanto antes, pois já não posso arrastar mais a minha situação...

É o fim de um ciclo que se aproxima. O ciclo "esequiano". O Meu Ciclo "Esequiano". Um ciclo marcado por grandes vitórias e algumas derrotas. Um ciclo construído à base de muito suor, algum sangue e muitas, mas mesmo muitas lágrimas...Sinto que a porta encerra-se lentamente a cada dia que passa. E a cada dia que passa, as recordações assolam-me a memória, saltam para a vida real, para o quotidiano e fazem-se sentir com a mesma intensidade com que as vivi na primeira vez...

E seja qual for a resolução de mais este ciclo da minha vida, há um dado que posso, desde já, garantir: sairei sempre a ganhar! Porque, ao longo deste ciclo que dura há já quase oito anos, aprendi na ESEC a ser Homem. Aprendi na ESEC a ganhar e a perder, a lutar, a rir por tudo e a chorar por nada. Aprendi na ESEC a ser um cidadão preocupado, a ser uma pessoa activa e a ser um ser pensante. Aprendi na ESEC a amar e a ser amado, a odiar e a ser odiado, a perdoar e a ser perdoado. Aprendi na ESEC o que é ser "Esequiano", o que é ser estudante de Coimbra e o que é poder dizer orgulhosamente, e sem mãos nos orgulhos: "Sou da ESEC"!!!

Por isso, saúdo desde já este ciclo que parece findar. Não sei se vai ou não, mas sinto que sim. Saúdo todos aqueles que, ao longo destes oito anos, partilharam comigo tantas e tantas experiências; todos aqueles que tanto me ensinaram e que tanto me deram; todos aqueles que me ajudaram a ser mais e melhor, por mim e pelos outros; todos aqueles que me tornaram mais forte ao não gostarem de mim; todos aqueles que com um simples gesto fizeram da ESEC a minha casa, a nossa casa, no caso de algumas pessoas que comigo privaram....

E ao fim e ao cabo, os ciclos são inolvidáveis. Nunca os esqueceremos! Como tal, este também não fugirá à regra! Nem eu deixaria que tal acontecesse...

Para finalizar, deixo-vos uma sugestão: seja qual for o ciclo que esteja para se encerrar nas vossas vidas (a nível profissional, amoroso, afectivo, etc), não sejam tão apressados ao ponto de o encurtar e de perder algumas boas experiências (e necessárias para o vosso crescimento), nem sejam tão lentos ao ponto de se deixarem arrastar e consumir pelo próprio ciclo em si, ok?

Tudo tem o seu timing próprio...Até este (meu) Ciclo ESEC...

2 Comments:

Blogger Paulo Koallupi said...

A verdade é que estou confiante que vais acabar com a estatística de vez este ano...plo menos espero que sim... aquele abraço amigo

1:19 AM  
Blogger R said...

Tenho pena de não ter a hipótese de conviver mais tempo contigo, porque acho que só teria a ganhar e só me faria bem. Apesar disso, tenho de agradecer o tempo que tive. Foi um privilégio.

Desejo-te boa sorte para as próximas etapas e que atinjas os teus objectivos, sempre da maneira determinada e confiante a que habituaste quem estava ao teu redor.

7:07 PM  

Post a Comment

<< Home