Thursday, December 27, 2007

A força do Homem...


Homem. História. Mitos e Lendas. A História do Homem é feita de contos, lendas e mitos, os quais são responsáveis pela maior ou menor perpetuação do próprio Homem no tempo e no espaço. São muitos os relatos antigos que nos remetem para os nossos ancestrais e para os povos que outrora habitaram este planeta.

Mas julgo que há relatos e relatos, que há testemunhos e testemunhos. E aqui entra o audiovisual. Graças às novas tecnologias e à conjugação História+Inteligência+Cinema, hoje em dia podemos ser apreciadores privilegiados de relatos que nos conduzem ao antigamente, aos tempos em que o Homem era um ser mais genuíno, mais ligado à Terra e aos Deuses, aos tempos em que o Homem respeitava o que não compreendia e não rejeitava o desconhecido.

E esta minha apreciação surge na sequência de um belo filme de Mel Gibson. Independentemente do que muitos dizem, Mel Gibson é muito bom naquilo que faz. Já era assim como Actor, mas parece que a sua faceta de Realizador realça ainda mais este facto. O filme em questão é "Apocalypto", uma película que retrata a realidade do Império Maia. Do meu ponto de vista o filme é fascinante. Acho que não encontro defeitos (não que seja um expert em Cinema, mas...) e só tenho é que o recomendar para que ainda não o viu...Se bem que este é daqueles filmes que merecem mais do que um visionamento...

No entanto, o título deste post fala da força do Homem. E o que tem isso a ver com o filme de Mel Gibson? Bem, eu até poderia dizer, mas acho que vocês devem ver o filme e tentar chegar a uma conclusão por si sós, certo? Pode parecer injusto, mas acho que este é um bom exercício =)

Mas, e para que não fiquem chateados, aqui fica uma pista: a força do Homem reside em não ter medo e em acreditar firme e solenemente em si mesmo. Só assim o Homem pode permanecer imune às ameaças do dia-a-dia e aos maus espíritos que habitam este mundo. Só assim o Homem pode estar mais perto de Deus e das suas crenças, sejam elas quais forem. Só assim o Homem pode sobreviver nesta nossa selva...

1 Comments:

Blogger Babá said...

Gosto da maneira como escreves, não só neste post, mas em todos...! És capaz, pelo poder das palavras, de pôr qualquer pessoa a pensar sobre o que dizes.. Ainda que sejam coisas que tu vives, reflectem-se em nós, porque, de certo modo, todos passamos por situações semelhantes (eu falo por mim, claro!).
E claro que vou ver o filme, nem que seja para poder responder, mesmo que não tenhas conhecimento da minha resposta, à tua pergunta =)

Beijoo

5:17 PM  

Post a Comment

<< Home