Monday, January 28, 2008

O Amor é...


Há dias, em mais uma intensa sessão de leitura compulsiva, deparei-me com uma abordagem deveras interessante sobre o que é o Amor. Isso mesmo, o Amor…

É claro que o tema é “batido”, que toda a gente parece ter opinião sobre o assunto e que todos parecem ter razão sobre o que é o Amor em si, mas creio nunca ter ouvido uma definição tão simples e tão assustadoramente vasta e açambarcadora de tudo e de nada ao mesmo tempo. De acordo com o livro que li, o Amor é! Eis a definição de Amor. O Amor é! Parece absurdo, não? Mas será assim tão absurdo?

Numa conversa de café com duas amigas, a dada altura o assunto veio à baila e rapidamente se ouviu aquilo que é convencional, aquilo que nos ensinam, seja na Igreja, seja na sociedade: Amor é sacrifício. Ou Amor é ter a noção de que temos que nos submeter a Felicidade de quem amamos, mesmo que isso comprometa a nossa própria Felicidade. Nada de anormal, portanto, nestas definições, certo?

Errado. Erradíssimo. Deus quando enviou Jesus ao mundo ensinou através Dele que devemos amar-nos uns aos outros e que devemos praticar a caridade do Amor ao próximo…mas não nos disse para nos submetermos a privações e a provações. Procurem na Bíblia e verão! Deus não nos ensinou que o Amor é “auto-anulação” em prol de outrem. Ele não nos ensinou que é na perda da nossa identidade que reside a força ou a sensatez do nosso Amor ao próximo, neste caso, à pessoa que amamos…

Pois bem, e o que é o Amor então? Perguntais bem, caríssimos. Perguntais muitíssimo bem. Claro está que se soubesse a resposta a este enigma não estaria sozinho, em termos de companhia feminina, e não guardaria, como é óbvio, o segredo para mim: já teria espalhado a notícia pelos quatro cantos do Mundo. Mas infelizmente não sei…

Não sei, mas vou conhecendo novas culturas, vou desbravando novos caminhos e vou acabando por perceber certas teorias e certas ideias sobre o Amor. Daí perceber que, de facto, o Amor é. O Amor é tudo o que nós quisermos. Não há, nem haverá nunca, uma definição ideal, universal e unificadora sobre o que é o Amor. O Amor é, e ponto final!

O Amor é tudo o que fazemos. Seja na vida, no trabalho, na família, na amizade e no próprio amor. O Amor é. Mais nada. Não se pode definir nem quantificar o que é este é. Este é, é o que acharmos melhor para isto ou para aquilo. Ninguém ama mais ninguém só porque se sacrifica ou se esfola por esta ou aquela consequência. Até porque o Amor é desinteressado. Não pode haver interesse no Amor. Não pode haver nada que vá ou que seja contra a essência daquele que pensa que ama ou que se julga amante (atenção: amante, neste caso, é o mesmo que aquele que ama). Por isso mesmo a teoria da anulação e da “subjugação” amorosa não pode ser fidedigna. Apenas um ser se sacrificou por Amor. E não foi por uma só pessoa, mas sim por toda a Humanidade. E esse ser foi Jesus…

Por isso, meus amigos e minhas amigas, apenas posso partilhar isto convosco: o Amor é! O Amor é e não deixará nunca de ser. A Amor é, foi e será. Hoje como ontem. Amanhã como sempre. Não há volta a dar…

E porque o Amor é, por favor, peço-vos: Façam-no ser. Sejam-no. Escolham a vossa própria maneira de ser o Amor que é. Entendam como é o Amor que querem ser. Pratiquem o Amor que é nesse vosso ser que é e que quer ser. Saibam sempre, ou procurem saber sempre, como é este Amor que é…

Creio que só assim podemos perceber o Amor. Não que o tenha percebido logo, de imediato. Aliás, o Amor é, em mim, algo demasiado grande e demasiado vasto para ser apenas o que é. Tanto que não sei como fazer para ser o ser que quer ser o Amor que é. Mas sei que já há algo: já compreendo esta visão e já a assumo como a mais completa que alguma vez conheci…

E será que é? Não sei. Apenas sei que o Amor é…

2 Comments:

Blogger Mónica said...

Como concordo contigo...realmente é assutadora essa definição mas ao mesmo tempo é a única possível e verdadeira...Simplesmente o Amor é! É acima de tudo aceitar o outro nas suas virtudes e defeitos, tentando sempre encontrar a felicidade em conjunto...O amor é tudo aquilo que nos rodeia, no dia-a-dia e que nos faz viver, reviver e sobreviver...o Amor é Vida ;)

10:13 AM  
Blogger Vanessa said...

"O verdadeiro amor é como a aparição dos espíritos: toda a gente fala dele, mas poucos o viram"
François La Rochefoucauld

[Acredito piedosamente nesta definição]

4:03 PM  

Post a Comment

<< Home