Wednesday, May 14, 2008

Dá que pensar...


As noites sem dormir, apesar de não serem boas para o descanso físico e psicológico do ser humano, acabam, por vezes, por nos levar a pensar em coisas que parecem banais, comuns, mas que acabam por não o ser…

Esta noite, a terceira consecutiva sem dormir (acho que se houvesse um prémio para “Zombie 2008” eu seria o vencedor, sem problemas…), dei por mim a pensar numas frases que tenho ouvido por diversas vezes nos últimos tempos. As frases referem-se àquilo que, na minha opinião, move o Universo. Falo, claro está, do Amor…

Nos últimos tempos tenho reparado na quantidade de vezes que o ser humano diz “Quem me dera esquecê-la(o)”, “Quem me dera que Deus fizesse com que deixasse de o(a) amar”, “Quem me dera deixar de sentir isto que sinto por ele(a)”, etc e tal…

Ora, nada de mais, portanto…Pelo menos à primeira vista. É um facto que também eu já dei por mim a pedir isso, a desejar isso, a conversar com Deus e com os Espíritos de Luz sobre isso. Já…e muitas vezes…Mas deixei de o fazer…

Porquê?

Simples: como posso querer deixar de sentir algo que me faz sentir vivo? Como posso querer deixar de sentir algo que me faz sonhar, que me faz sentir especial? Como posso não querer sentir esta força que impele qualquer um e o leva a ser mais do que aquilo que realmente é?

O quê? Também ilude? Também magoa? E depois? Qual é o mal? Eu sei que ninguém gosta de sofrer. Acreditem que sei. Se repararem em alguns textos meus, estão perante um ser que sofre por muita coisa e que já sofreu por muita coisa, inclusive por Amor…

Mas será que alguém quer mesmo deixar de amar? Será que é certo pedirmos a Deus para nos retirar algo que é, no fundo, a nossa maior dádiva, logo a seguir à Vida? Será que temos esse direito, essa legitimidade de querer deixar de sentir o que sentimos, só porque não conseguimos estar com quem se ama?

Não sei se é certo, se é legítimo, se é o melhor. Não sei mesmo…Já pensei muito sobre isto e sei que às vezes acabo, eu próprio, por recuar em relação aos meus pensamentos e desejar deixar de sentir isto que sinto. Que é…o que é =) Eu sei bem o que é…talvez haja mais alguém que o saiba também…e se não souber, espero um dia fazer com que saiba e se aperceba do que realmente sinto…

Mas digam, por favor, se quando pedem para deixar de sentir, se é realmente esse o vosso desejo? Eu começo, em relação a mim, a entender que não. Mas e o resto? O que dizem?

Não é tão bom sentir aquele palpitar no coração só porque estamos ao lado de quem se ama? Não é tão bom sentir aquele nó na garganta quando a pessoa amada nos olha nos olhos, perscrutando a nossa alma, como se estivesse à procura da resposta que a nossa boca não consegue dar?

Não é maravilhoso sentir aquele arrepio na espinha quando a fragrância de quem se ama se espalha ao nosso redor graças a uma súbita rajada de vento? Não é bom sentir aquele abraço tão especial e tão forte que só sentimos com quem é especial para nós? E trocar palavras só com o olhar, também não é bom?

Ah, se é…Tal como é bom sentir aquela vibração quando agarramos a mão de quem mais nos toca (ou somos agarrados pela mão), tal como é bonita aquela centelha mágica que parece brilhar no sorriso que nos ilumina a alma e nos enche o coração….

Diga-se o que se disser, acho que ninguém gostaria de trocar isso pelo vazio, pela sensação de incapacidade amorosa. Creio ser melhor sentir tudo o que atrás foi descrito do que não sentir absolutamente nada. Mesmo que não estejamos com quem queremos…

E eu sei que custa olhar para alguém e querer dizer, fazer, mostrar ou dar algo mais, algo que possa ajudar a demonstrar o que sentimos por essa pessoa, o quanto essa pessoa vale para nós. Sei que custa estar ao longe a olhar para essa pessoa sem poder tocá-la, sem poder estar ali mesmo ao lado dela…

Mas também sei que só de olhar para quem se gosta, o coração suspira…e respira…e dá sinais de vida, dá sinais de que está vivo, que bate, que acelera e que torna a acelerar. Não há nada mais belo do que isso, acreditem...Olhar para quem se ama e alegrar-se só da contemplação…

É, meus amigos e minhas amigas…não é fácil amar e não ter quem se ama ao nosso lado. Não é fácil sonhar de dia e de noite com o amor que não temos, mas que sentimos. Não é fácil, não…Nem sei se deve ou deveria ser…

Sei apenas que, por mais que me custe, prefiro sentir o que sinto, a nada disto poder conhecer…

Obrigado…

Nota do Autor: não quero com isto dizer que estou certo…Apenas gostava que pensassem se vale a pena desperdiçar um sentimento tão belo e tão nobre “só” porque não se está com a pessoa que se ama ou se gosta ou se adora...Lembrem-se: enquanto amamos, estamos vivos...Sei o risco que corro ao escrever tudo isto que escrevi, mas tinha que o fazer...

6 Comments:

Blogger Mónica said...

Se pudessemos mandar naquilo que sentimos seria tudo mais fácil, não é? Mas também perderia metade da sua piada...Infelizmente a condição humana é assim, precisa de sofrer para saber dar o devido valor a verdadeira felicidade ;) É a vida...

3:01 PM  
Blogger Kau said...

um dia perguntaram-me porque sofria tanto...e eu respondi: porque amo!!!tens uma certa razão em acreditar no amor...eu ja acreditei mais mas o que é certo é que não deixei totalmente de acreditar porque isso seria...morrer!!!!parabéns pelo texto!:-)

12:03 AM  
Blogger Xiuipa said...

olá outra vez.
mais uma vez fiquei fascinada com os teus textos.
é verdade que quando amamos e nao somos correspondidos, o nosso maior desejo é pedir para deixar de amar ou para esquecer quem se ama,mas isso, na minha opiniao, é dito somente da boca para fora, pois aquele orgao essencial para vivermos e para amarmos, e que tanto sofre com este amor nao correspondido, nao o sente isso nem deseja.
e o que é a vida sem amar, eu falo por mim, sem amor nao há vida, quem nao ama nao vive.
por isso acredito que quando se diz (e eu mesma me farto de o dizer) desejar deixar de amar nao é o nosso coraçao que fala, é um simples desabafo de amor, como noutras ocasioes nós dizemos coisas que nao sentimos e que nao queremos, com este desejo de deixar de amar passa-s o mesmo, diz que se deseja mas nao se quer.
nós podemos sofrer muito por amor, mas não "funcionamos" sem ele.
mais uma vez parabens pelos maravilhosos textos.

12:09 AM  
Blogger nita said...

pois...acho que não, pelo menos quando peço para deixar de sentir, não é isso que quero.
a minha cabeça diz que sim mas o meu coração não deixa. são nestes momentos que as minhas lágrimas caem com tanto sofrimento.
no entanto, naqueles momentos em que se olha nos olhos da pessoa amada e se sente aquele palpitar,aqueles arrepios...são nesses momentos que vemos que tudo vale a pena, e se neste momento as minhas lágrimas cairem é por alegria.
podes estar ou não certo mas concordo plenamente contigo!
beijo
escreves muito bem

11:31 AM  
Blogger R said...

Já o dizia em 1991, Marco Paulo em " Maravilhoso Coração ".

10:24 PM  
Blogger Nês said...

Ora bem, agora é a minha vez...escreveste sobre ti e sobre mim, sem querer e terás, com certeza escrito, sem saberes sobre tanta mais gente que se identifica com esta situação de amar/ sofrer.

É a mais pura das verdades: todos já passámos por pedir para esquecer...mas também é verdade, e p'la minha parte o assumo aqui, não foi o que verdadeiramente quis.

Perdi a conta às vezes que disse já que "só queria esquecer" mas, de todas elas, duvido que tenha havido uma em que, no fundo de mim tenha sentido exactamente o que estava a dizer. O sofrimento é certo, sim, mas será que não é porque vale a pena se contraposto a todos os "pormenores" e "pormaiores" a que somos "apresentados" ao viver um amor (seja ele ou não correspondido)? Acho que sim...

Muitos parabéns, grande texto...aliás, há partes dele que estão em consonância com o meu ultimo texto "Cheia de vazios"... =)

Beijinhos

1:44 AM  

Post a Comment

<< Home