Wednesday, October 15, 2008

Carpe Diem...


São doces os beijos, são loucos os desejos, são muitas as vontades e muito poucas as insanidades. Porque ser insano é não deixar-se levar, é não ceder ao impulso, ao momento, ao anseio, à excitação. Ser insano é querer deter toda uma explosão numa simples caixa de fósforos ou num simples saco de papel…

É claro que há riscos, que há perigos, que há sempre a possibilidade do desconhecido, do invisível, do passo em falso…mas e depois? Que há de errado nisso? Desde quando a vida é segura? Nem nas civilizações mais desenvolvidas os sentimentos e as sensações são seguras. Sabem porquê? Porque não há como “segurar” nada, não há companhias de seguros para affairs, one night stands e coisas do género, por exemplo…

Há apenas e só uma coisa: a vontade das pessoas. A liberdade de escolha. Ou se quisermos ser um pouco mais bíblicos e científicos: o livre arbítrio…

O resto? O resto é história, o resto são mitos ou são teorias mal formuladas, pior desenvolvidas e ainda mais porcamente sustentadas de quem nunca ousou sair do seu sofá, do seu divã ou do seu trono…

Por mim, esses podem continuar assim. Fazem bem…Que continuem a fazer de conta que vivem, que sabem e que são donos de um conhecimento que os legitima a serem os arautos de coisa nenhuma e os lordes de nenhures. Só aí é que poderão sentir-se seguros, pois na vida real, na selva quotidiana ou no meio da névoa que encobre as sombras nocturnas, aí nunca terão a mínima hipótese…

São doces os beijos, são loucos os desejos, são muitas as vontades e muito poucas as insanidades. Porque ser insano é descobrir que há mais para lá do horizonte e não querer ir mais além, é perceber que se tem asas e não desejar voar, é ser dono de uma fé imensa e inabalável e não querer acreditar…

Carpe diem…

2 Comments:

Blogger Mónica said...

Belíssimo Texto...

Amei!

É assim que devemos encarar o dia e a vida. Se o conseguirmos tudo se torna claro e fácil ;)

Parabéns por essa escrita e Obrigada por nos lembrares que a nossa existência vai além da dor e do sofrimento...

10:24 AM  
Blogger nita said...

gostei muito do texto...
como de todos que aqui tens...
mas este texto faz me lembrar o que estou a viver... as minhas duvidas..os meus receios... a minha historia..os meus sentimentos...
e pensando bem tens toda a razao...porque nao seguir os nossos sentimentos?
a minha vontade?
o meu desejo?
....esqucendo os riscos...os perigos...o mundo la fora e tentar viver...tentar ser feliz...nem que seja so naquele momento..so por pequenos momentos..
por isso acho que vou arriscar..nao custa nada...
a vida sem riscos nao tem o mesmo sabor...=)

1:05 AM  

Post a Comment

<< Home